sexta-feira, 11 de maio de 2012

*Vida Radcliffe-Brown



  


                                                       
  
Nasceu em Birmingham, Inglaterra em 17 de Janeiro de 1881. Aos cinco anos, o pai faleceu e passou a viver com sua mãe na pobreza. Ela trabalhava como dama de companhia e Radcliffe-Brown e seus irmãos ficavam aos cuidados da avó. Foi aluno bolsista na King Edward’s School, em Birmingham, aos 18 anos deixou a escola para trabalhar em uma biblioteca na mesma cidade e foi encorajado pelo irmão mais velho para voltar a estudar.

Ganhou uma bolsa no Trinity College,Universidade de Cambridge,e em 1902 estava se preparando para os exames finais em Ciências Morais,mas seu desejo era fazer os exames em Ciências Naturais e por insistência do seu diretor optou por Ciências Mentais e Morais.Foi aluno Myers e Rivers,psicólogos médicos, que realizaram a expedição aos Estreitos de Torres, o primeiro estudo de campo na área de pesquisa antropológica na Universidade de Cambridge.E seu primeiro estudo foi realizado nas ilhas Andaman em 1906 e publicado em 1922.

Era um homem bastante excêntrico, o que tornava sua convivência com outras pessoas muito difícil. Odiado pelas mulheres por sua grosseria chegou a se casar e em 1926 mudou o nome, por registro em cartório, para Radcliffe-Brown incorporando o nome de sua mãe. Em 1920 foi convidado a organizar o estudo de antropologia na Universidade do Cabo e em 1937 foi nomeado para a primeira cátedra de Antropologia Social em Oxford, já sendo um antropólogo reconhecido e um dos principais nomes da Antropologia britânica. Durante a segunda guerra, foi presidente da Royal Anthropological Institute e passou dois anos em uma missão do consulado britânico em São Paulo. Veio   a  falecer  em 24 de Outubro de 1955,Londres. 

Sarah Tavares.

Fonte Bibliográfica:

Referência Bibliográfica: KUPER,Adam,Antropólogos e Antropologia,Editora Francisco Alves,1973.





Nenhum comentário:

Postar um comentário