domingo, 13 de maio de 2012

*Estrutura Social (2)- Radcliffe Brown


    De acordo com Radcllffe-Brown, no texto Estrutura Social, a estrutura social, que é considerada pelo mesmo com a “parte mais fundamental” da antropologia social, significa um conjunto complexo de conexões entre seres humanos, que possibilita a união destes. Em outras palavras, a estrutura diz respeito a “todas as relações sociais de pessoa para pessoas”, a qual é responsável por dá origem aos fenômenos sociais, como por exemplo a estrutura de parentesco.
      Essas relações não são apenas internas, acontecendo no interior de uma comunidade, mas externas, entre povoados e cidades vizinhas, e mesmo entre todo o mundo, tendo em vista que são raras as sociedades que se encontram isoladas.
     A estrutura social, diferentemente da estrutura orgânica, não é estática, mas sim dinâmica, mudando conforme a vida social, podendo passar por transformações substâncias, como no caso das revoluções, mas ainda preservando uma parte de sua rede de relações
      Cada ser humano, dentro de uma estrutura social, possui uma personalidade social, ou seja, desempenha uma ou várias “posições” numa estrutura. Uma mesma pessoa é “um complexo de relações”, podendo ser um cidadão, empregado ou empregador, eleitor, um membro de sindicato ou partido político, etc..

     Renato Ferreira. 

Fonte Bibliográfica:

RADCLIFFE-BROWN,  A. R. “On Social Structure", The Journal of the Royal
Anthropological Institute, Vol. LXX, Parte I, 1940. Traduzido por Asdrúbal Mendes Gonçalves. Disponível em: < http://issuu.com/ielzin/docs/estrutura_social__radcliffe-brown_ >

RADCLIFFE-BROWN,  A. R. "On the Concept of Function in Social Science", American Anthropologist,V 01. 37 (julho-setembro de 1935), p. 394402. Disponível: Extraído de: PIERSON, Donald. 1970. Estudos de organização social – Tomo II: leituras de sociologia e antropologia social. São Paulo: Martins. p. 220-230.

Nenhum comentário:

Postar um comentário