sábado, 12 de maio de 2012

*Orientação teórica Radcliffe- Brown



A visão de Radcliffe-Brown repousava sobre uma filosofia muito pessoal da ciência. A principal influência sobre a filosofia era Whewell, de quem ele parece ter adquirido a sua paixão pelo método. Ele possuía em um grau notável que Whewell havia considerado como um requisito muito importante na indução da ciência- a fértil, sagaz, engenhosa, e honesta mente - e seu trabalho continuamente exemplificava a fórmula de Whewell para o crescimento de uma ciência generalizante de princípio a “coligação de fatos” e da “explicação de conceitos”por “intuição progressista”.
Em seu aspecto mais geral, filosófico, sua posição era uma síntese, ou tentativa de síntese, de elementos extraordinariamente diversos: ele desenhou sua teoria da realidade de Heráclito, sua teoria do processo de Herbert Spencer, e sua teoria da epistemologia de Durkheim. Além disso, sua dívida era de modo algum limitar-se aos pensadores. Há evidências de que ele se baseou em Hume, Alexander Samuel, Whitehead, e Ralph Barton Perry, e ele tinha uma afinidade considerável para a filosofia chinesa. Ele francamente reconhecia a influência de alguns escritores do Iluminismo francês, nomeadamente Con-Condorcet e Montesquieu, na formação de sua concepção de ciência social.
Comte e Durkheim tiveram considerável atração para ele, e ele se esforçou muito em testar algumas das idéias de Durkheim contra fatos.
Apesar de Radcliffe-Brown não rejeitar o rótulo evolucionista, ele teve divergências importantes com Spencer, assim como ele teve com Comte e Durkheim: sua discordância mais grave com Spencer tinha a ver com as especulações históricas, seu individualismo extremo, e o utilitarismo a que Durkheim também se opôs. Radcliffe-Brown concordou com Durkheim sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade.
Sua convicção de que os eventos particulares da vida social são os fatos para que todos os conceitos e teorias devem ser aplicados diretamente descansou em uma visão de Heráclito da realidade. Seus críticos nunca perceberam que seu ponto de vista fundamental foi completamente histórico, que ele apenas afirmou "privilégio do cético" de Hume quanto à possibilidade de fazer generalizações indutivas sobre a história.
A visão com a concepção de Spencer da evolução como a um e ao mesmo tempo um processo para uma maior integração e diferenciação, e com alguns atributos da sociologia de Durkheim, levou Radcliffe-Brown para a concepção de tipos e formas de estrutura social como equilíbrios em sistemas persistentes.

Flávia M. de Medeiros Candeiro


Referencias bibliográficas
EGGAN, Fred., WARNER, W. Lloyd. Estados Unidos da América, Universidade de Chicago. Disponível em: <http://www.aaanet.org/committees/commissions/centennial/history/096rb.pdf> Acesso em 27 abril 2012.

Kuper, A. (1983), Antropologia e os antropólogos, London: Routledge e Kegan Paul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário