sexta-feira, 11 de maio de 2012

*Vida Malinowski



                                                     

Malinowski nasceu em 16 de maio de 1884, natural de Cracóvia, Polônia, chegou à antropologia de maneira controversa, se formou inicialmente no campo das ciências exatas e em 1908 se tornou doutor em física e matemática pela universidade de Cracóvia. Impedido de trabalhar logo após de formado por motivo de doença, Malinowski leu como distração a obra de Sir James Frazer, The Golden Bough, que lhe trouxe definitivamente para a Antropologia que teve grande influência em sua vocação como antropólogo que coincidiu com o desenvolvimento de novas técnicas de pesquisa. 

Malinowski cedo deixou seu país, passando a realizar inúmeras viagens de estudos e pesquisas, onde iniciou na cidade de Leipsig na Alemanha. A partir de 1910, estudou em Londres, em 1913, começou sua carreira docente, tendo ministrado, entre esse ano e o seguinte, dois cursos na London School of Economics, como Lecturer on Special Subjects, em 1914, organizou uma expedição á Nova Guiné, a primeira de muitas ligadas a seu trabalho de campo em várias regiões do Pacífico. Onde lá ele realizou a sua primeira monografia etnográfica na Nova Guiné, em que o método (trabalho de campo e observação participante) constituiu um importante passo para o estudo antropológico, e deste trabalho em 1922, o livro os “Argonautas do pacifico oeste”.

Em 1938, Malinowski retorna novamente á América, permanecendo um longo período, com sua saúde mais uma vez abalada, se estabelece no Arizona, onde o clima prejudicava suas complicações pulmonares. Com o inicio da guerra na Europa, leva-o a ficar por longa data nos Estados Unidos, sendo contratado como professor visitante pela Universidade de Yale em outubro de 1939 até 1942, onde foi nomeado professor permanente desta universidade, mas faleceu no dia 16 de maio desse mesmo ano, em New Haven, antes de assumir o novo posto. Nós últimos anos casou-se e constituiu família com a artista Valetta Swann, mais no período final de sua vida não produziu mais nenhuma obra de grande relevância. 
Nicole Bessa.

Referência Bibliográfica: 
MALINOWSKI, Bronislaw. Vida e Obra (Argonautas do Pacífico Ocidental) 1884 - 1942. Ed2 , São Paulo: Abril Cultura, 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário