sexta-feira, 11 de maio de 2012

*Contexto Histórico do Funcionalismo de Malinowski



O início da carreira de Malinowski coincidiu com um período de desenvolvimento de novas técnicas de pesquisas e críticas aos métodos interpretativos vigentes na Antropologia. Nesse período, as formas de compreensão dos grupos humanos eram baseadas nas teorias difusionistas que compreendiam as culturas como mistura de traços herdados de outras culturas e evolucionistas em que todos os grupos humanos teriam que atravessar as mesmas etapas de desenvolvimento.

Até o século XIX, a maioria dos antropólogos não tinha contato com os povos primitivos sobre os quais relatavam. O material histórico, arqueológico e os relatos de viajantes, missionários, colonos e funcionários dos governos coloniais eram à base dos trabalhos sobre as civilizações. Entretanto, alguns autores como Morgan, Cushing e Boas já desenvolviam suas pesquisas utilizando o trabalho de campo.

As observações diretas ganharam repercussão entre os estudiosos e antropólogos no final do século XIX. Em 1889, a publicação das investigações sobre os aborígenes australianos de Spencer e Gillen fez surgir novas perspectivas sobre o trabalho empírico e inspirou grandes obras dentre elas A família entre os aborígenes australianos, o primeiro livro de Malinowski (1913).A partir desse período, com o desenvolvimento sistemático do trabalho de campo, surge uma nova forma de estudar as manifestações humanas: o Funcionalismo. 

Na antropologia o Funcionalismo desenvolve-se em três linhas: a dos discípulos de Boas, nos estados Unidos; a de Radcliffe-Brown e a de Malinowski, na Inglaterra.Esses autores promoveram uma verdadeira crítica às teorias difusionistas e evolucionistas que dominavam a antropologia clássica. A principal crítica que Malinowski dirigiu à antropologia clássica refere-se à arbitrariedade das categorias utilizadas. Os elementos culturais, para os funcionalistas, não podiam ser manipulados arbitrariamente, pois fazem parte de sistemas definidos, peculiares de cada cultura e cabendo ao investigador de campo descobrir. 

Brenda Rodrigues.


Fontes Bibliográficas:
MALINOWSKI, Bronislaw. Vida e Obra (Argonautas do Pacífico Ocidental) 1884-1942. Ed.2, São Paulo: Abril  Cultura, 1978.


MALINOWSKI, Bronislaw. Antropólogos e Antropologia. Adam Kuper (organizador), 1978. Rio de Janeiro, F, Alves.





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário