domingo, 13 de maio de 2012

* Função Social



Para definir o conceito de função social, Radcllffe-Brown, no texto Sobre o Conceito de “Função” em Ciência Social, faz uma analogia com um organismo biológico. Este constitui um “todo integrado”, composto por células e fluídos intersticiais, dispostos numa estrutura, ou seja, numa rede de relações entre diferentes partes, entre entidades. O conceito de vida diz respeito à permanência, ao funcionamento dessa estrutura, mesmo que aconteçam mudanças nos seus componentes, nas suas entidades, desde que não comprometam a existência dessa rede de relações.
            Cada órgão, tecido e célula, dentro de um organismo, possui uma função, isto é, apresenta um papel no processo de manutenção da estrutura vital.
            Do ponto de vista social, o organismo, o todo integrado, é substituído pela sociedade, as células e os fluídos intersticiais por unidades de seres humanos. A estrutura é estabelecida por uma série de relações sociais entre diferentes indivíduos ou grupos organizados que garantem a sobrevivência da vida social, mesmo que aconteça a exclusão de elementos que faziam parte dessa estrutura (mortes, por exemplo) e a inserção de novos (nascimentos, imigração). A vida social, por sua vez, diz respeito à permanência da estrutura. E a função corresponde ao papel, à ajuda que uma atividade desempenha no processo de conservação da vida social, da vasta rede de conexões.
            A função biológica e social, entretanto, divergem em dois pontos: primeiro, diferente da morfologia e da fisiologia animal que podem ser estudadas de forma separada, a morfologia e a fisiologia social, com raras exceções, só podem ser analisadas em conjunto, O segundo ponto, diz está relacionado a mudança do tipo estrutural. Aquela, em hipótese nenhuma, sofre alteração; esta, ao contrário, historicamente, pode sofrer, mas sem romper com o processo de “continuidade”.
            A idéia de função, a hipótese de Radcllffe-Brown, traz consigo a idéia de unidade social, ou seja, os diferentes membros do sistema social agem de forma harmônica e com uma lógica, sem trazer conflitos persistentes e impossíveis de serem resolvidos. 

Renato Ferreira.


Referência Bibliográfica:
RADCLIFFE-BROWN,  A. R. “On Social Structure", The Journal of the Royal
Anthropological Institute, Vol. LXX, Parte I, 1940. Traduzido por Asdrúbal Mendes Gonçalves. Disponível em: < http://issuu.com/ielzin/docs/estrutura_social__radcliffe-brown_ >

RADCLIFFE-BROWN,  A. R. "On the Concept of Function in Social Science", American Anthropologist, V 01. 37 (julho-setembro de 1935), p. 394402. Disponível: Extraído de: PIERSON, Donald. 1970. Estudos de organização social – Tomo II: leituras de sociologia e antropologia social. São Paulo: Martins. p. 220-230.

Nenhum comentário:

Postar um comentário