domingo, 13 de maio de 2012

* Principais diferenças entre o funcionalismo de Malinowski e o de Radcliffe - Brown




         A escola antropológica inglesa da primeira metade do século XX se dividiu praticamente entre grupos encabeçados por dois antropólogos: Malinowski e Radcliffe-Brow. Apesar de ambos serem adeptos do funcionalismo, existem especificidades que definiam cada um. A idéia de função do primeiro, que recebeu influência de Wilhelm Wundt, estava relacionada à satisfação de necessidades individuais enquanto o segundo, seguidor de Durkheim, acreditava que a função existe independente dos “atores individuais”, estando ligada à manutenção da vida social, das redes de conexões entre pessoas.
      As concepções também eram diferentes no sentido de que, para Malinowski, o individuo era responsável pela existência das instituições da sociedade, sendo o “motor” que fazia com que as mesmas se movimentassem, mas, para Radcliffe-Brow, as instituições e a estrutura social eram autônomas com relação ao indivíduo, que apenas possuía um papel secundário, sendo mais importante o estudo da estrutura. 

Renato Ferreira. 

Referência Bibliográfica:
ERIKSEN, Thomas Hylland; NIELSEN, Finn Sivert. História da Antropologia. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.

RADCLIFFE-BROWN,  A. R. "On the Concept of Function in Social Science", American Anthropologist, V 01. 37 (julho-setembro de 1935), p. 394402. Disponível: Extraído de: PIERSON, Donald. 1970. Estudos de organização social – Tomo II: leituras desociologia e antropologia social. São Paulo: Martins. p. 220-230.

Nenhum comentário:

Postar um comentário